sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


 Atualidade e futuro para uma sociedade mais justa e coerente com a Doutrina que abraçamos.
De acordo com o Livro Atualidade do Pensamento Espírita, na questão nº 20, no Cap. Que fala sobre: CIÊNCIAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS À LUZ DO ESPIRITISMO, o Espírito Vianna de Carvalho foi questionado: 

O comportamento da sociedade poderá ser influenciado, se melhores condições de conhecimento espírita forem oferecidos?
“... O Espiritismo tem como meta prioritária a transformação moral do ser humano para melhor, por conseqüência, da sociedade como um todo”.
“Quando os seus postulados forem conhecidos e vividos, haverá uma radical mudança de comportamento em todas as áreas do pensamento e o amor vicejará nos corações, banindo da Terra os monstros do egoísmo, da guerra, da desolação, da infelicidade...”

A questão 21, pergunta o seguinte:
O desenvolvimento tecnológico e intelectual fomentará novos sistemas políticos?
“Certamente, o homem melhor, mais desenvolvido moral e intelectualmente, apoiado na tecnologia que o impulsiona para frente, criará sistemas políticos compatíveis com os ideais que abraça, as aspirações que acalenta e os labores que realiza.
A política tem sido instrumento mal utilizado por homens e mulheres ambiciosos, esquecidos dos valores éticos, salvadas as exceções compreensíveis.
Quando se entenda que a política é poderoso instrumento de construção da sociedade, e se esteja moralmente adiantado para colocar em plano secundário os interesses pessoais, zelando pelos coletivos, serão criados novos sistemas e métodos de trabalho que elaborarão regimes justos e nobres, que atendam as necessidades do povo, sempre preterido, desrespeitado e oprimido através da história”.

E na questão 22, do mesmo livro está sendo perguntado o seguinte:
É constitucionalmente viável o liberalismo político com economia dirigida aos interesses da maioria faminta ?
“Quando os interesses dos grupos dominantes cederem em benefício das necessidades gerais, se poderão elaborar estudos e programas políticos liberais, constitucionalmente voltados para atender a grande maioria que padece fome e outras carências que podem ser diminuídas”.

Questão nº 23:
É possível o fortalecimento das Instituições sociais e a redução ou eliminação dos desajustes através da revisão dos sistemas políticos, jurídicos e econômicos ?
“Naturalmente, havendo uma revisão dos sistemas políticos – mediante ajustamento dos seus conteúdos às necessidades reais das massas, em detrimento dos interesses apaixonados do partidarismo e de suas negociações nem sempre dignas-; jurídicos – por meio de Leis justas, que objetivem atender as imposições do progresso, sem as falhas que, habitualmente, são detectadas, mas, raramente alteradas, porque servem para conciliaras dominações farisaicas de grupos privilegiados, quase nunca alcançados pela Justiça -; econômicos – abrindo-se campo de trabalho para todos, com os conseqüentes direitos de repouso, recreação, saúde e educação, que devem viger em todos os sistemas humanos dignos – ocorrerá diminuição e, a passo largo, a eliminação dos desajustes que fazem parte dos grupamentos humanos em sociedade”.
Bem, vendo essas respostas, temos a convicção de que o futuro é nosso, isto é, está em nossas mãos, vamos divulgar as idéias espíritas para ajudarmos na construção de um mundo melhor, regenerado, onde seja melhor de viver, mais justo e imparcial, oferecendo aos seus integrantes  condições melhores para viver, trabalhar, amar e servir.

Dom Pedrito, RS, 27 de janeiro de 2012.

Pedro Peçanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário