sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Água questão de sobrevivência!  

Breves considerações  sobre a questão da água
A água é substrato que garante a vida. Tê-la é questão de sobrevivência!
O nosso país é responsável por 15% de toda a água doce do planeta. Além da sua forma doce, encontramos água salgada, água sólida e vapor d’água – esses últimos, provenientes da água doce.
De toda a água disponível na terra 97,6%  está concentrada nos oceanos; a água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Acontece que destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo, o que nos faz concluir que de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.
Foi a água que criou civilizações, que deu início a guerras, que serviu para salvar vidas, embalou poetas e amantes, gerou monumentos e levando em conta que o Brasil guarda uma porcentagem expressiva de toda a água doce do planeta, temos que nos dedicar a preservá-la e defendê-la.
Apesar de sermos privilegiados no quesito água, nosso país deixa mais de 17 milhões de pessoas sem acesso a esse recurso natural responsável pela vida. Isso favorece o surgimento de inúmeras doenças,  e o êxodo pela busca de água.
A água potável é determinante para a saúde humana e o desenvolvimento da economia, lembrando que essa água será usada na agricultura e na agropecuária, a fim de garantir alimentos para a população.
Há na Câmara Federal projeto de lei – PL 6.466/09 – que prevê políticas públicas de incentivo à  economia do consumo da água, por meio da educação ambiental, pesquisa tecnológica e equipamentos sanitários redutores do consumo.
Certamente com uma educação ambiental eficaz, proporcionaremos acesso a água potável, o que diminuirá a degradação que esse recurso natural vem sofrendo, e garantirá aos cidadãos brasileiros o direito do desfrute de uma vida digna.
Thaís Leonel

______________________________________________________________________________________________

Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%.
Onde gastamos nossa água?
Em casa – em média, 78% do consumo de água é gasto no banheiro.
No banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo cinco a quinze minutos economizam água e energia elétrica. Abra o chuveiro, molhe-se, feche-o, ensaboe-se e depois abra para enxaguar, ao invés de passar o tempo todo com o chuveiro ligado.
Na escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até25 litros. Escove primeiro depois abra a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade adequada para o enxágüe.
Na descarga: Uma válvula de vaso sanitário no Brasil chega a consumir 20 litros de água tratada quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso.
Na torneira: Uma torneira aberta gasta de doze a vinte litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia.
Na lavagem de louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.
Na lavagem de carros: Com a mangueira aberta o tempo todo consome-se, em média, 600 litros; com balde, aproximadamente 60 litros.
A Sabesp calcula que o Estado perde diariamente 40% da água tratada, o que representa cerca de 1,3 bilhão de litros/dia: daria para abastecer duas cidades do porte de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário