segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O NATAL, PAPAI NOEL, JESUS E EU...


Às vezes me pego pensando no, verdadeiro, sentido do Natal, “Papai Noel”, Jesus e eu... (espero que os leitores tenham a paciência para lerem todo o texto).
O SIGNIFICADO DE:
O NATAL:
O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Cristo de Deus.
Esta celebração acontece já há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro, onde se convencionou ser o dia do nascimento de Jesus. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. A palavra “natal” significa “do nascimento”. 
Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e “cristianizaram” a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354, depois de Cristo.
PAPAI NOEL:
Papai Noel é o nome da figura representativa da lenda sobre um senhor, conhecido como “o bom velhinho”, que vestido de roupas vermelhas e longas barbas brancas, surge na noite da véspera de Natal com um saco de presentes para dar às crianças que se comportaram bem durante o ano.
Na tradição da Igreja Católica, o Papai Noel seria na verdade o Santo Nicolau de Mira, onde atualmente é a Turquia, que foi um bispo grego do século IV depois de cristo. Era costume desse santo dar presentes e ser uma pessoa bastante pacífica e amigável com crianças.
Já por aqui, a origem da expressão “Papai Noel” tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa “Natal”. Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente “Papai Natal”.
JESUS:
Jesus: Yeshua; em grego, também chamado Jesus de Nazaré é a figura central do cristianismo e aquele que a Doutrina Espírita, nos indica como Guia e Modelo para a humanidade (LE. 625).
CRISTO:
Cristo é o termo usado para definir o que significa “Ungido”. Na Bíblia é possível ver que quando uma pessoa era ungida, ela recebia autoridade significando que ela era escolhida por Deus. Era coisa que acontecia com reis, por exemplo.


EU:
Significado de eu, pronome designa a pessoa que fala, escreve, age e/ou se refere a si mesma, normalmente, funcionando como o sujeito numa oração, por exemplo: eu estudo intensamente.
Então, agora que sabemos o significado de: O NATAL, PAPAI NOEL, JESUS E EU...vamos escrever o que sentimos.
Diante do exposto acima, nos cabe uma reflexão, como nos colocamos diante do natal, papai noel, Jesus e nós? Qual o significado dessa data para nós, como agimos diante dos costumes, do consumismo, do marketing, que é uma estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.  
Faço o que todos fazem, compram, se endividam, dão presentes a todos, especialmente aos parentes, aos pobres e desvalidos, buscando reconhecimento e uma lembrança que possa ficar guardada como reconhecimento e amor em quem ganha o meu presente. Isso gera uma expectativa, mas, quem recebe o meu presente, quase sempre, esperava mais de mim, e o que era para gerar uma satisfação, as vezes, provoca insatisfação e a empolgação logo passa, ficando desapontamentos.
Triste, muito triste quando isso acontece, e muitas vezes acontece, que pena!
Talvez isso aconteça porque eu não sei dimensionar o “verdadeiro” significado do natal, onde eu deva valorizar somete o nascimento do menino Jesus, e confraternizar sim, comemorar sim, porém, aproveitar para: sentir Jesus, viver Jesus, chorar Jesus, divulgar Jesus, claro, não só o NOME Jesus, mas sim, os ENSINAMENTOS de Jesus, o Seu EVANGELHO qual o sentido, qual o valor, qual o objetivo desses ensinos para a humanidade, refletir e procurar sentir em nossos corações o pulsar dessas vibrações que nos envolvem e nos fazem sentir fora do mundo dos valores materiais e volver para os valores da alma, do espírito, vivia antes desta vida, vive hoje no corpo e continuará vivendo depois que meu corpo perecer.
O balanço das folhas das árvores, o suave aroma das flores, o brilho intenso do sol, o doce remanso das águas, o meigo brilhos das estrelas, o manto da lua cheia que junto com os vaga-lumes dão um suave colorido na noite que nos faz adormecer e sonhar... tudo isso são formas de ver e sentir o natal e Jesus com o Seu Evangelho redivivo, renascido, remoçado, rejuvenescido... essas coisas me fazem voar nas assas da brisa suave, sonhar e ter certeza de um mundo, já agora, mas especialmente no futuro próximo, de prosperidade e beleza ímpar, onde todos, após nos desvencilhar das imperfeições, sejamos felizes.
Pedro Peçanha. 23/12/19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário