terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O ENTERRO DE MANDELA.

O enterro de Mandela.

Desnecessário para Nélson Mandela as inúmeras homenagens que lhe estão sendo prestadas.
Veja bem, eu disse desnecessárias para Mandela, mas não imerecidas, pois o líder mundial merece muito mais que isso. Merece que sigam seu exemplo de coragem, determinação e luta contra o preconceito.
Espíritos mais esclarecidos, como no caso de Mandela, preferem que as homenagens feitas pelos homens sejam levadas a sério e repercutam na mudança de atitudes dos líderes das nações e pessoas em geral.
O que foge disso para eles não tem grande relevância.
Pode ser que para o mundo um enterro rápido, sem homenagens seria como uma “falta de consideração”.
Entretanto, o que adianta louvar o corpo e deixar a memória do líder no esquecimento?
Ou seja, que se copie o que Mandela fez e que seu legado multiplique-se pelo mundo todo.
Isso certamente o que ele quer.
O Espiritismo esclarece que Espíritos como Mandela não estão "muito ai" para essas homenagens realizadas por pessoas que, não raro, guardam pouca afinidade com suas ideias.
Isso fica muito claro na resposta que os Espíritos deram a Kardec referente a questão 326 ao afirmarem que Espíritos com certo grau de evolução não se prendem tanto a essas homenagens.
Penso que deve servir apenas como uma boa lembrança, mas não se orgulham disso.
Fizeram o bem não porque queriam reconhecimento, mas porque o bem pertence a eles.
E não se pode esquecer que melhor em casos de desencarne é realizar o enterro o mais breve possível, sem tantos fricotes, a fim de não perder tempo com protocolos que em nada aumentarão os feitos daquele que partiu.

O que Mandela tinha de fazer já está feito e está ai para ser estudado e praticado por esta geração e as que virão.
Enfim, é vida que segue.
Se alguém quiser mesmo homenagear Mandela que "copie" suas atitudes e o tenha como referência em um mundo tão carente de referências positivas.
O resto?
Bem, o resto é apenas o resto, um bobo protocolo que mais atrapalha do que ajuda o retorno do Espírito ao mundo de origem.
Provavelmente, alguns dias depois de seu enterro Mandela não está mais por aqui, já deve ter ido encontrar-se com outros Espíritos como Gandhi, Madre Tereza e Chico Xavier que, assim como ele, deram relevante contribuição para o progresso humano.



Wellington Balbo (Bauru – SP) é membro da Rede Amigo Espírita
Wellington Balbo é professor universitário, escritor e palestrante espírita, Bacharel em Administração de Empresas e licenciado em Matemática. É autor do livro "Lições da História Humana", síntese biográfica de vultos da História, à luz do pensamento espírita, e dirigente espírita no Centro Espírita Joana D´Arc, em Bauru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário