quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Hoje, 30 de outubro de 2025, celebramos com emoção, os 153 anos de Dom Pedrito-RS, joia do pampa que guarda em suas coxilhas o eco das tradições, a força do trabalho e a doçura da hospitalidade do seu povo.


Fundada em 30 de outubro de 1872, Dom Pedrito cresceu firme como o tronco da figueira antiga, símbolo de resistência e sabedoria. Em cada esquina, há um traço de memória; em cada rosto, o brilho de quem ama esta terra com orgulho e sentimento.


São 153 anos de conquistas, desafios e esperança — de uma gente que cultiva o solo e os valores, que ergue a cabeça mesmo diante das intempéries e que encontra, no horizonte do pampa, motivos para sonhar.


Hoje, celebramos não apenas a passagem do tempo, mas a permanência do amor por esta terra que acolhe, inspira e ensina. Que Dom Pedrito siga crescendo em paz, progresso e união, mantendo viva a chama da tradição e o espírito solidário que a tornam única.


Parabéns, Dom Pedrito!

153 anos de história, orgulho e amor pelo pampa gaúcho!


Deus abençoe minha terra! 


Pedro Peçanha. Dom Pedrito-RS.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

ACORDO DE PAZ EM ISRAEL.

Hoje o mundo amanhece mais alegre e esperançoso, foi o anúncio do fim da guerra entre Israel e Hamas marca um momento de esperança, resultado de pressões diplomáticas, desgaste humano, muito sofrimento e reconhecimento de que o conflito prolongado tornava a escalada insustentável para todos os lados. Mas o sucesso desse fim depende do cumprimento dos acordos: retirada militar conforme pactuado, libertação de reféns, garantia de ajuda humanitária irrestrita, reconstrução, justiça e segurança duradouras.


Se as promessas se cumprirem, poderá ser o início de uma nova era para Gaza — menos marcada pelos horrores da guerra e mais pela reconstrução, pela diplomacia e pelo cuidado humano. Mas, se as partes falharem ou se o cessar-fogo se mostrar frágil, há o risco de retomar o ciclo de violência.


Jesus nos abençoe e abençoe o povo israelense, abençoe o povo sofrido e envolvido nessa guerra insana. Que as luzes da paz iluminem as consciências dos governantes.


Pedro Peçanha - Dom Pedrito-RS.